Componentes da Chapa Novo Sinal / Currículos Resumidos

Alberto Abib NOVO SINAL
Alberto Lima Abib. Servidor aposentado. Foi do 1º. Concurso do BACEN. Atuou nas áreas de Saneamento do Mercado Financeiro, Cambio e de Capitais Estrangeiros, Fiscalização do Mercado de Capitais. Atuou no grupo de instalação do antigo DEOPE. Foi Interventor e Liquidante de instituições financeiras, e membro de Comissão de Inquérito. Exerceu as funções de inspetor, coordenador, Chefe de Divisão, Assessor do Diretor da Área Internacional e Chefe Adjunto de Departamento. Especialização em empréstimos internacionais (BID, BIRD, MEC/USAID, KREDITANSTALT, CRÉDIT LYONNAIS, EXIMBANK-USA e EXIMBANK-Japão. Requisitado pela Presidência da República (1990), atuou como Preposto de Liquidante na INTERBRAS (a empresa de comércio exterior do Grupo Petrobras), na condição de diretor financeiro das subsidiárias no exterior. Missões especiais: Argentina, Inglaterra, França, Singapura, Malásia, República do Iraque e outros.
Claudio Lagoeiro NOVO SINAL
Claudio Eliseu da Costa Lagoeiro. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Faculdade de Economia e Administração – 1977 a 1981. ATIVIDADE EXERCIDAS: Caixa Econômica Federal na Superintendência Nacional do PIS; Banco Central do Brasil no Departamento de Registro de Capitais Estrangeiros, Departamento de Câmbio, Departamento do meio Circulante, Divisão de Destruição de Valores – Didev, Divisão de Tesouraria – Dites, Consultoria de Normas e Controle - CONOR , Gerencia Operacional do Mecir – Geope. Casa da Moeda do Brasil cedido de 29/07/2008 a 14/05/2012). PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS: NACIONAIS: 1) Gestão Pública, de 15 a 20.12.2005 São Paulo. 2) Curso de Desenvolvimento de Competências Gerenciais. 3) Fundação Getúlio Vargas, 2007. 4) Congresso Cidadania Digital, de 30/09 a 02/10/2009, Brasília. 5) Cerimônia de entrega do prêmio “As Melhores da Dinheiro 2010” – 12/08/2010 – Brasília. 6) Lançamento da Moeda e Medalhas Comemorativa, alusivas ao Tricentenário de Ouro Preto, Mariana e Sabará – 2011. INTERNACIONAIS: Pacific Rim Bank Note Printers' Conference - Rio de Janeiro, 1999; Curso sobre Gestão de Numerário - Madrid, 24 a 28.05.2004; Conferência Internacional sobre Falsificação de Numerário - Amsterdã, de 6 a 13.04.2002; Simpósio Regional sobre Cédulas de Polímero - Cidade do México, de 23 a 30.06.2007; Visita Técnica ao Banco Central da Colômbia - Bogotá, de 16 a 21.09.2007 ; Visita Técnica ao Banco Central da Inglaterra - Londres, 30.06 e 01.07.2008; Visita Técnica ao Banco Central da Alemanha - Munique e Frankfurt an Main, de 2 a 4.07.2008; Visita Técnica às empresas G&D e Fábrica Nacional de Moneda Y Timbre Munique/Madri/Estocolmo, de 09 a 20/05/2009 ; Pacific Rim Banknote Printers - Tóquio, de 05 a 14/11/2009; Cartes - Paris, de 15 a 21/11/2009; Visita Técnica às instalações da Royal - Canadian MInt - Canadá, de 10 a 17/04/2010; Visita Técnica à EROC Federal reserve Bank - Nova York, de 18 a 21/04/2010; Visita Técnica à Casa da Moeda da Argentina - 19 a 22/01/2011; Visita Técnica à Empresa Bundesdruckerei – Alemanha – 14 a 19/02/2011; Participação nos eventos Imersion e New Horizons, patrocinados pelas empresas SICPA e KBA NOTASYS, respectivamente, e participação na feira DRUPA – Lausanne/Dusseldorf – 05 a 14/05/2012.
Edilson Maturana NOVO SINAL
Edilson Maturana - Bacharel na Faculdade de Direito – UFF (Niterói). Ingressei no Banco Central em 1978. Trabalhei no DERJA-REPES. Em 1985 no Setor de Benefícios. Em 1990, diante do aumento de ações contra o Bacen decorrentes do Plano Collor e da carência de funcionários na Área Jurídica, fui convidado a transferir-me para o DEJUR. Ali, logo de início, estive envolvido com os assuntos da secretaria e da biblioteca do Jurídico, onde estive como Assistente. Entretanto, diante do reduzido número de Procuradores, passei ao acompanhamento de processos jurídicos junto aos Juízos e Tribunais. Já na década de 2000, convidado pelo Procurador-Chefe, recebi a incumbência de coordenar aquela Secretaria. Nesse período, convivemos, internamente, com planos de recuperação de valores e com a implementação da informatização dos processos na Justiça Federal assim como na nossa Procuradoria, aposentando-me há oito anos.
Ely Alberto Alves da Costa 2 NOVO SINAL
Ely Alberto Alves da Costa. Aposentado. Trabalhei no DEORF, DECIC e REFIS. Graduado em CIÊNCIA CONTÁBIL, na Faculdade Moraes Júnior, em DIIREITO na Faculdade Estácio de Sá. Pós-graduado em CONTABILIDADE na FGV, PROCESSO CIVIL na Veiga de Almeida. Atualmente integro o Conselho Fiscal Regional do SINAL RJ.
Eugenia NOVO SINAL
Maria Eugênia Chagas Ferreira Garcia. Graduada em Direito. Atuei na área da Dívida Pública no antigo DEDIP e, posteriormente, na REBAN, na mesma função. Antes do BC trabalhei no Grupo GERDAU. Atualmente, aposentada do Banco Central, exerço a profissão de Advogada.
Izalina 2 Novo Sinal
Izalina Vitória Villela. Bacharel em Letras, Economia e Contábeis. Pós-graduada em Engenharia Econômica. Entrei no BACEN em 1973. Trabalhei na Divisão de Câmbio e Exportação/Subdivisões de Liquidações, Registros e Autorizações Financeiras, e Comissões de Liquidação de Instituições Financeiras. Participei como Delegada Eleita nas AND's em 2016 e 2018. Fiz parte do Conselho Fiscal do SINAL-RJ em três gestões. Fui Diretora Financeira do SINAL-RJ no biênio 2017-2018. Atualmente sou Presidente do Conselho Fiscal da AAFBC-RJ e da ASBAC-RJ.
Jose Aloisio Sanches Foto 2
José Aloisio Guimarães Sanches. Aposentado desde 2014. Formado em Ciências Administrativas pela UGF com Pós-Graduação em Gestão de Pessoas pela FGV. Ingressei no Bacen em 1976, com 38 anos de vida funcional no MECIR. Passando por quase todas as Divisões do Departamento, encerrando meu tempo ativo na DIFIC - Divisão de Fiscalização da Custódia do BB. Participante e fundador da AFBC e do Sinal. Atuação efetiva no Conselho do Sinal, desde a sua criação, tendo me afastado no último biênio. Membro ativo, em quase todas as ANDS do Sinal. Fui um dos 19 "DEMITIDOS", em momento conturbado da nossa História Sindical. Diretor Financeiro da Asbac/RJ, durante 6 anos(dois mandatos). Convidado a participar da Chapa Novo Sinal, o que prontamente atendi. Renovação e luta pelos direitos dos Servidores do Bacen, é o meu lema. Sinal político, sem partidarismo. Espero merecer o voto e a confiança de todos, na NOVO SINAL. Abraços, obrigado e até a VITÓRIA.
Jose Geraldo Hosannah NOVO SINAL
Jose Geraldo Hosannah Cordeiro. Ingressei no BACEN 1969. Bacharel em Ciências Econômicas, Cândido Mendes, 1970. Sou pós-graduado em Engenharia Econômica, ICAT/UDF, 1981, em Altos Estudos de Política e Estratégia, Escola Superior de Guerra, 1992. Cursos de Extensão: Metodologia de Balanço de Pagamentos, Fundo Monetário Internacional, 1977. Política e Programação Financeira, Fundo Monetário Internacional, 1986. Cargos exercidos: Economista em Comissão, DEPEC/BACEN, Coordenador, DEPEC/BACEN, Consultor Chefe, DEPEC/BACEN, Consultor Chefe, PRESI/BACEN, Subsecretário de Planejamento do Distrito Federal, Chefe da Assessoria Econômica da Fazenda e Receita do Estado do Rio de Janeiro, Membro do Conselho Fiscal do Banco Regional de Brasília, Membro do Conselho Deliberativo da CEPLAC, Membro do Conselho Deliberativo do IBC/GERCA.
Laerte Silveira Porto NOVO SINAL
Laerte Silveira Porto. Formação – Engenheiro Eletricista. Primeiro Presidente Nacional do Sinal Rio de Janeiro. Filiado à AFBC e ao SINAL, desde a fundação de ambos. Um dos dezenove demitidos. Participação, como Conselheiro, em diversos mandatos do Sinal-RJ. Assessor Parlamentar do SINDCVM, SINDSUSEP e ASPREVIC. Último local de trabalho antes de aposentar – DEMAB.
Leonardo Burakowski NOVO SINAL
Leonardo Torres Burakowski. Bacharel em Administração e Ciências Contábeis (UFRJ), Pós-graduado em diversas na FGV, PUC e outras. Iniciativa Privada: Arthur Andersen, Petrobrás, Brascan e outras de 1967 a 1978. No Banco Central de 1978 a 2011, como Auditor de Bancos e instituições Financeiras, posteriormente, cargos administrativos no DERJA. Professor Universitário: Suam, Mendes Junior, Cândido Mendes e Associação de Bancos do Rio de Janeiro e Ibemec. Trabalhos Sociais (sem remuneração) - Conselho Fiscal do Sinal RJ (Presidente) 25 anos — décadas de 80, 90, 2000 a 2010. Conselho Fiscal Nacional Sinal (Presidente) 4 anos — de 2000 a 2005. AAFBC — Vice-presidente e Diretor Financeiro — 6 anos.
Paulo Roberto F. Ferreira 2 NOVO SINAL
Paulo Roberto Franco Ferreira. Bacharel em Administração de Empresas em 1973 na Faculdade de Ciências Políticas e Económicas do Rio de Janeiro. CURSOS: BANCO CENTRAL E POLÍTICA MONETÁRIA no Centro de Estudos Monetários Latino-americanos — CEMLA, na cidade do México; LEGISLAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO MERCADO DE CAPITAIS na FGV; INVESTIDORES INSTITUCIONAIS no IBMEC—RJ. Trabalhei no BB; SUMOC; Grupo de Trabalho sobre Organização da Contabilidade do BACEN; Grupo de Trabalho instituído para estudar a Lei no 4.390 e seu respectivo regulamento; Assistente Técnico da Gerência de Fiscalização e Registros de Capitais Estrangeiros; Auxiliar de Gabinete da Presidência do BACEN; Secretário Executivo, substituto das Comissões Consultivas do Conselho Monetário Nacional; Sub-Assessor Técnico, substituto, da Presidência do BACEN; Membro da Comissão Fiscal da CENTRUS; Diretor de Administração do Banco Central; Diretor-Geral Adjunto do Serviço do Patrimônio da União do Ministro da Fazenda.
PC Caldas NOVO SINAL
Paulo Cezar de Albuquerque Caldas. Bacharel em Administração na UnB. Em 1967 - Banco Central, trabalhei no DEMAP, na PRESI, na Diretoria Administrativa – Chefe da Assessoria de Planejamento e Controle e Chefe do Gabinete do Diretor. Em 1979 – Cedido ao Ministério da Agricultura – Diretor de Pessoal do INCRA. Em 1981 de volta ao Banco Central no DICRI – Assessor do Gabinete do Diretor. DIRAD – Consultor Especial. DECAM, DEPES. Em 1997 Aposentadoria. 2000/2002 – Ministério da Administração e Reforma do Estado – Consultor contratado através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. 2007/2010 – Governo do Distrito Federal - Chefe da Unidade de Administração Geral da Secretaria de Cultura.
Vania Magnolia NOVO SINAL
Vânia Magnólia Cortesia Quedevez. Pós-Graduada em Recursos Humanos. Aposentada. Outras atividades: Diretora Social da ASBAC – Rio; Vice Presidente da AAFBC – Rio; Assistente da AFAESC – Rio – Associação dos antigos Funcionários do extinto Banco de Crédito Real de MG. Experiências Profissionais: Caixa Executiva no extinto Banco Andrade Arnaud 1968/74; Secretária Executiva da Petrobras 1974/76; Conferente de Numerário do Banco Central do Brasil 1974/80; Colégio ATG e Colégio S. Sebastião Guanabarense – Professora 1979/80; BNH – Banco Nacional de Habitação 1980/87 – Auxiliar Administrativo e Assistente Social. No Banco Central do Brasil em 1987 Auxiliar Administrativo, posteriormente Assistente Social (concurso interno). Responsável pela implantação do Sistema Psicossocial.
Vera Lucia Fraga 2 NOVO SINAL
Vera Lúcia Fraga. Bacharel em Administração de Empresas pela Faculdade Bennett. Tomei posse no Banco Central do Brasil em 04/03/1977, no MECIR/DISAP (Divisão de Segurança e Apoio) aonde fiquei por 10 anos. Depois no GABIN, como secretária da Chefia do Departamento por mais 10 anos. Aposentei em 1997.
manifesto

Contatos:

sinaldemudanca.df@gmail.com

(61) 98427-0136 

sinaldemudanca.sp@gmail.com

(11) 98397-8612

sinaldemudanca.rj@gmail.com

(21) 99955-8802