Composição da Chapa Representatividade e Modernidade Sindical / Currículos Resumidos

Presidente

Vicente foto E mail
Vicente Fiakoski é graduado e pós-graduado em Ciência Contábeis (UniCEUB e FGV-DF), com MBA em Previdência e Gestão de Fundos de Pensão (FGV-DF). No Bacen, trabalhou nas seguintes unidades: Depec, Regional Curitiba (áreas: Saúde e Informática), Demap, Decam, Deinf, Deasf, Dedip, Dejur, PGBC, Deati, Mecir. Atualmente, trabalha no Comun. Cargos eletivos (trabalhos voluntários): AFBC (Diretor Administrativo), Asbac-DF (conselhos e diretorias), Sinal-DF (Presidente do Conselho Fiscal e membro do Conselho Fiscal do Nacional), Centrus (Conselho Curador), Associação Nacional dos Participantes de Previdência Complementar e de Autogestão em Saúde - Anapar (Conselho Deliberativo e Diretor Suplente), PASBC (Comitê Gestor), Fenasbac (Conselho Gestor). Outros: Funpresp-Exe - Analista de Arrecadação e Cadastro (21 dias - Setembro de 2015), Concurso Público - cargo temporário 12 meses mais 12 (não pode acumular com os proventos de aposentadoria do Bacen - Ofício 91/2015-BCB/Depes e PARECER JURÍDICO 391/2015-BCB/PGBC).

Diretor Secretário

Foto Goulart thumbnail IMG 20210312 WA0059
João Goulart Júnior, graduado em administração pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina, trabalhou no Banco Central do Brasil por 37 anos, tendo exercido os cargos de coordenador, assessor, chefe de divisão e chefe adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação, bem como o de consultor e chefe adjunto do Departamento de Controle de Gestão e Planejamento da Supervisão. Ultimamente ocupou a função de chefe do Escritório Corporativo de Projetos daquela instituição. Exerce a função de conselheiro de administração na Associação Brasiliense de Aposentados do Banco Central - ABACE, tendo ocupado o cargo de diretor de comunicação e informática. No Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central - Sinal, ocupa a função de conselheiro de administração. Recebeu: Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, concedida pelo TST; Prêmio Projeto de Sucesso, concedido pelo Banco Central do Brasil; Homenagem especial da Diretoria de Fiscalização do Banco Central pela contribuição para o aprimoramento da gestão de informações do Banco Central. É pós-graduado em Gestão do Conhecimento pelo Instituto de Estudos Avançados da USP e certificado pelo Project Management Institute como Project Management Professional.

Diretora de Relacionamento para com o Filiado

Foto Regina
Maria Regina Ribeiro, graduada em Ciências Contábeis e Finanças, com Pós-graduação em Administração Geral e MBA em Finanças. Trabalhou na Sabesp e como professora do Estado de SP, antes de ingressar no BCB em 1977. Iniciou sua carreira na DESPA/REFIM e posteriormente passou pelo RECAM, REBAN e REFIR, naquela regional. Integrante do GT para Conciliação da Divida Externa/FIRCE/BSB, trabalhou ainda no DEPIN e finalmente DENOR, onde participou de inúmeros treinamentos e simpósios, entre os quais 1º. Seminário Internacional sobre Lavagem de Dinheiro (Receita Federal com o US Department of The Treasury), Bancos de Varejo e Funds (IIR), Derivates and Financial Market Instruments (ABN-Amro Bank, Amsterdam). Aposentou-se em 1999, como Coordenadora. Nos últimos anos, atuou como Consultora de Crédito, Seguros, Finanças e Contabilidade. É integrante do Sinal desde sua fundação. Participou de AND’s na década de 90 e lutou pela criação do auxilio-creche junto com a AFBC/SP.

Diretor Financeiro

Foto mardonio
Mardônio Sarmento, ingressei no BACEN em 1973, trabalhei na GEMEC, DEMEC, DECAD e Departamento de Gestão de Pessoas e Organização, onde trabalhei até aposentar em 2009. No DEPES exerci desde a coordenação do Gabinete, até a chefia do Departamento, onde propus uma agenda moderna de gestão, com foco em desempenho, integração de equipes, e qualidade de vida. No DEPES passei por chefias de divisão, de Consultoria e chefia adjunta. Depois da chefia do Departamento, dediquei-me à implantação da Gestão por Competências, uma proposta de sua gestão como Chefe de Departamento. Sou integrante do Sinal desde sua fundação. Atualmente exerço os cargos, no SINAL DF, de Conselheiro Regional DF e de Diretor Financeiro, e no SINAL Nacional, de Conselheiro e Diretor de Estratégia. Sou o presidente do Conselho da ABACE, acumulando interinamente a Presidência da Diretoria Executiva dessa associação em decorrência do falecimento do Paulo Galarça Calovi. Especialista em Informática e titulado como Master Coach, dedico-me desde a aposentadoria a consultoria de organizações e magistério em disciplinas e temas ligados a Administração, Planejamento Estratégico, Gestão Estratégica de Pessoas, Desenvolvimento de equipes e de Executivos, proferindo também palestras nesses mesmos temas. Formação Acadêmica: Master Coach pelo IBC-SP; Especialização em Informática – ETUC/Católica de Brasília; Administração de Empresas – UNB; Cursos de extensão da FGV, na área de administração.

Diretor Jurídico

Bira
Ubirajara Rodrigues Mainier, graduado em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB, ingressou no Banco Central do Brasil em 08/08/1978, atuando na área de auditoria interna por 19 anos, como auditor Interno, coordenador de equipe de auditoria, aposentado em 1997, como Assessor do Departamento de Auditoria na presidência do BACEN tendo atuado anteriormente no Ministério a Agricultura, admitido em 1966, Na Superintendência do Desenvolvimento da Pesca – SUDEPE, na área de contabilidade e auditoria, na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, INFRAERO – Aeroporto Internacional de Brasília também na área contábil. Atuou na Associação de Assistência aos Trabalhadores em Educação no Distrito Federal - ASEFE, exercendo a função de auditor interno, atuou também na Associação Brasiliense de Aposentados do Banco Central – ABACE, como diretor de administração e no SINAL/DF, nas funções de Diretor Secretário e Diretor Jurídico. Cursando 7º semestre de Direito na Faculdade Estácio de Sá.

Conselheiro Titular

Abelardo
Abelardo Duarte de Melo Sobrinho é graduado em ciências contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Junior no Rio de Janeiro, possuindo, ainda, cursos no exterior patrocinados: a) pelo CEMLA – Centro de Estudos Monetários Latino-Americanos, no México, sobre avaliação de instituições financeiras; e b) sobre Técnicas de Aplicação de Derivativos promovido na Argentina pelo Banco Mundial e pelo Federal Reserve (EUA). Foi Servidor do Banco Central do Brasil entre 1978 e 2010 nos Departamentos de Fiscalização e de Organização do Sistema Financeiro Nacional, onde exerceu as funções de Auditor, Assessor, Coordenador, Chefe de Divisão e Consultor. Exerceu, também, os cargos de Diretor de Negócios do Sistema Cooperativo Sicoob entre 2010 e 2014 e de Diretor de Desenvolvimento da Casa da Moeda do Brasil entre 2017 e 2019. Possui três livros técnicos publicados no campo do cooperativismo de crédito: a) "Microfinanças - O Papel do Banco Central do Brasil e a Importância do Cooperativismo de Crédito" [Editora BCB, em 2007, reeditado em 2008); b) “Governança Cooperativa – Diretrizes e mecanismos para fortalecimento da governança em cooperativas de crédito” (Editora BCB, ABR/2009], onde desenvolveu o capítulo relativo à Direção Executiva, e c) “Rumos do Cooperativismo Financeiro no Brasil – Diagnóstico, Oportunidades e Desafios” (Editora UFG, AGO/2015).

Conselheiro Titular

Foto marden IMG 20210312 WA0132
Marden Marques Soares, graduado em Ciências Contábeis, com pós-graduação em auditoria e macroeconomia. Trabalhou como topógrafo, oficial do Exército e controlador de tráfego aéreo antes de entrar para o BCB em 1977 e se aposentou como consultor vinculado à diretoria de Normas. Depois foi Presidente da Agência de Fomento de Alagoas, diretor do Sicoob Confederação e atualmente é sócio da MAC – Marden e Abelardo Consultoria. Financeira Ltda. Publicou vários artigos e livros, este Microfinanças - O Papel do Banco Central do Brasil e a Importância do Cooperativismo de Crédito, disponível no site do BCB. Exerce a função de Conselheiro de administração no Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central - Sinal.

Conselheiro Titular

Gaspar
Walter Gaspar Ribas Filho. Admitido em 1976. Trabalhei no DEPRO/DEINF, DECAD- DEPARTAMENTO DE CADASTRO E INFORMAÇÃO - Sistemas- CADINF (Cadastro de Instituições Financeiras); CAPEF (Cadastro de Pessoas Físicas e CADMU (Cadastro de Municípios); Brigadista do 14º andar; PGBCB- Procuradoria Geral do Banco Central do Brasil - Setor Administrativo e Cerimonial; SECRE/SUREL- câmera, mesas de áudio e de corte de vídeo; Atualmente trabalho no COMUN/TVBC - digitalização de vídeos e fotos. Sou membro do Conselho do Sinal e Conselheiro voluntário do Conselho Comunitário da Asa Norte – CCAN.

Conselheiro Suplente

Foto Edu 26 out 20
Sou Eduardo Rogério Melo da Silva, tomei posse no Bacen em 2006. Trabalhei na UniBacen, cedido para a Presidência da República entre 2008 e 2013. Estive no Gabinete da Secre de 2013 a 2018, indo para a Secretaria da Comissão de Ética em 2018, onde estou até hoje. Fiz parte da Diretoria da Asbac/DF de 2009 a 2018. Sempre que fui chamado, colaborei com o SINAL/DF, tendo participado da AND de 2018 em Recife, já que, desde o Movimento Estudantil na década de 1980, sempre militei em defesa da categoria onde estivesse. Sou Engenheiro Civil (Poli/USP), Mestre em Administração (COPPEAD/UFRJ) e estou concluindo bacharelato em Teoria, Crítica e História da Arte na UnB.
manifesto

Contatos:

sinaldemudanca.df@gmail.com

(61) 98427-0136 

sinaldemudanca.sp@gmail.com

(11) 98397-8612

sinaldemudanca.rj@gmail.com

(21) 99955-8802